Historial

A data de fundação do Centro Desportivo Universitário do Porto é de 26 de novembro de 1949. Desde cedo que a Universidade do Porto contou com organismos de apoio aos estudantes. Os antecedentes dos atuais Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) datam de abril de 1939, ano em que surgiu o Centro Escolar nº 5 da Ala do Porto da Mocidade Portuguesa. A partir da inauguração do Centro Universitário do Porto (CUP), em 1942, que esta realidade se tornou mais efetiva.

Criado por ação do Prof. Domingos Rosas da Silva, o CUP foi instalado na Rua da Boa Hora, nº 18 com o objetivo de fomentar a cooperação entre professores e estudantes afectos à Mocidade Portuguesa. Esta vinculação manteve-se até janeiro de 1959, quando o Centro foi oficialmente integrado como órgão da Universidade do Porto.

As atividades do Centro abarcaram vertentes diversas ao longo dos anos, desde a desportiva (iniciada em 1942 por ação da secção de Educação Física que, em 1949, daria origem ao Centro Desportivo Universitário do Porto – CDUP) a uma série de ações de cariz social.

A 28 de Abril de 1953 é inaugurado o Estádio Universitário do Porto Prof. Dr. Jayme Rios Souza.

inauguração do estadio Universitario

Com a presença de várias entidades da comunidade a inauguração conta com o desfile de vários atletas das Universidades do Porto, Lisboa e Coimbra e realizam-se vários jogos entre as várias equipas presentes.

Simultaneamente com a inauguração do Estádio é publicado um Decreto-Lei criando na Universidade do Porto o lugar de Dirigente da Educação Física, cargo para que é nomeado em Outubro de 1953 o Prof. Carlos Costa Pereira.

Em Janeiro de 1957 passa a desempenhar essas funções o Prof. Luís Manuel Falcão de Berredo Santos.
Em sessão da Direcção de 18 de Novembro de 1953 é aprovado o Regulamento dos Serviços Médicos do C. D. U. P.
No ano de 1958-59 consegue-se contratar treinadores especializados. A Direcção resolve que, tanto quanto possível, sejam escolhidos diplomados pelo I. N. E. F.
São contratados os Professores Armelino Bentes (Basquetebol), A. Ramalho (Andebol), Luís Falcão Santos (Atletismo), Fernando Barbedo (Remo) e D.r Ernesto Braga (Natação) e D.r Ernesto Braga (Natação). Em 1960-61 é contratado o Prof. José Noronha Feio para a secção de Voleibol que em 1963-64, por ter sido nomeado Director do .I N. E. F., é substituído pelo Prof. Luís Falcão Santos e no ano de 1961-62 são contratados, de novo, os Professores António Castanho (Andebol), D. Maria Júlia Rezende Ferreira Mendes (Ginástica e Iniciação Desportiva Feminina) e Fernando Ranito (Hóquei em Patins).
Em 1962-63 a Professora D. Maria Júlia Rezende Ferreira Mendes é substituída pela Professora D. Tanagra de Noronha Feio. Na reunião da Direcção de 2 de Junho de 1956 é criado o cargo de Secretário-Geral para o qual é nomeado António João Couceiro Fonseca.
Em 1961-62 é nomeado Secretário-Geral José Arnaldo da Piedade de Noronha, cargo que passa a ser desempenhado em 1962-63 por Mário Naia Seabra e em 1963-64 por Artur Monteiro.

Em 26 de Abril de 1958 é inaugurado no Lar do Infante D. Henrique um Tanque de Remo e em 1959-60 a Secção de Remo adquire, em Itália, um Schell de .4

Em 1956 organiza-se na piscina do Liceu D. Manuel I um Curso de Natação regido por Rui Marques da Silva, que em 1959 é substituído pelo Dr. Ernesto Braga.

Em 1961-62 tomou a direcção do curso o Dr. Aníbal Justiniano e em 1963-64 Manuel Monteiro. Em 1960 começa a Secção de Natação a utilizar também a piscina do Regimento de Artilharia Pesada n.° 2.

A 25 de Outubro de 1968 realiza-se a inauguração do Pavilhão Desportivo Prof. Doutor Galvão Telles.

Ao longo dos anos de existência o CDUP permite aos alunos a prática de um grande número de desportos e tem secções dedicadas a diversas modalidades desportivas de nível competitivo, nomeadamente Atletismo, Andebol, Badminton, Basquetebol, Bridge, Canoagem, Esgrima, Equitação, Ginástica, Hóquei, Judo, Karaté, Natação, Natação Sincronizada, Pólo Aquático, Remo, Rugby, Taekwondo, Ténis de mesa, Ténis, Voleibol e o Xadrez.

Em Setembro de 2004 é criado o Gabinete de Actividades Desportivas (GADUP)

Em novembro de 2012, o CDUP e a Universidade do Porto chegaram a acordo para resolver o diferendo que mantinham desde 2003, devido à Universidade não apoiar financeiramente a vertente desportiva federada do clube.

Em consequência deste acordo, a Universidade do Porto publicou, em janeiro de 2013, os estatutos de um novo serviço autónomo da Universidade denominado “CDUP-UP – Centro de Desporto da Universidade do Porto” com a responsabilidade de promover e organizar o desporto universitário.

O CDUP manteve-se juridicamente autónomo em relação à Universidade do Porto , embora sem responsabilidade pelo desporto universitário. Por isso, foi-lhe proposta a alteração da sua denominação para “CDUP-AD – Centro Desportivo Universitário do Porto, associação desportiva autónoma” e passou a ser responsável apenas pelo desporto federado não universitário.

Em Abril 2023 o Centro de Desporto da Universidade do Porto assinalou o 70 aniversário do Estádio Universitário Prof. Doutor Jayme Rios de Souza.

Este momento de convívio e partilha de memórias, entre dezenas de ilustres convidados, contou com a presença de membros da Universidade do Porto, do IPDJ e da Ágora, bem como de memórias vivas do momento de inauguração do Estádio Universitário, em 1953, Aníbal Justiniano, antigo atleta e dirigente do CDUP, ainda ao lado do Professor Doutor Jayme Rios de Souza.

A 26 de Novembro de 2024 realizou-se o Jantar Comemorativo dos 75 Anos do CDUP.

Reunir mais de 120 antigos e actuais Atletas e Dirigentes, a que se associaram o Senhor Secretário de Estado do Desporto, a Senhora Vereadora da Câmara Municipal do Porto, o Senhor Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Director do Centro de Desporto da Universidade do Porto e ainda do Senhor Administrador da Ágora Cultura e Desporto do Porto foi uma prova inequívoca da resiliência e vitalidade do CDUP.

A Direção do CDUP agradece e congratula-se com o sucesso alcançado com todas as iniciativas relacionados com o clube e espera poder continuar a contar com o apoio de todos, para futuras iniciativas.

Viva o CDUP